Acordava eu de uma noite forte. Estava a chover e frio, e precisava de ir ao supermercado. Eis que a solução me aparece numa embalagem de folha A4 colorida envolta em elásticos coloridos. Era o novo cd dos Throes + The Shine que, como todo bom whisky, estava a guardar para ouvir numa ocasião especial, e achei que era a hora perfeita. Lá foi:

Assim que coloco o CD, o meu PC começa a disparar raios lazer multicoloridos pela sala em formato sonoro. Imediatamente fui possuído pelo espírito, e fui teletransportado para um lugar quente-abafado aonde se dançava um mambo diferente. Entre terrenos e mambos, acabo por chegar a uma terra chamada “Dombolo”.

Era como uma mistura de especiaria sonora angolana com guitarra e terra batida, argilosa, que os povos do hemisfério de cá não estavam acostumados. Tudo isto fazia parte do tour pela selva dançante, que me fazia saltar no sofá de uma maneira demoníaca a cada música. Confesso que já tinha provado do remédio, saltei de uma maneira louca, e já sabia que me sabia e fazia bem. E sabia também que não o podia usar muitas vezes. É como se fosse um animal raro que se aparecesse no jogo mais do que duas vezes, perdia a graça. Mas à medida que avançava, ia descobrindo lados da floresta que ainda não tinha andado. Desde “Tuyeto Mukina” até “”Tufuete”, percorri o lado B da floresta angolana roqueira, que assim como a primeira, está cheia de ritmos ensolarados e trovejantes, infestados de tons quentes e sinceros.
Em suma, é remédio do bom. Oiçam quando tiverem de ir ao supermercado e não tiverem forças. Façam mais deste remédio.

Throes + The Shine (Mambos de Outros Tipos – 2014) (Via Bandcamp)

Este é apenas o álbum mais recente dos Throes + The Shine. Eles estrearam-se em 2012 com “Rockuduro”, um album com o nome do estilo próprio que também fundaram. A partir da amizade dos Throes, uma banda de Rock, e dos The Shine, de Kuduro, nasceu algo que o mundo nunca tinha provado:

Throes + The Shine (Rockuduro – 2012) (Via Bandcamp)

E se ainda assim não ficaram convencidos, fiquem com a videografia dos Throes + The Shine:


——

Artistas/Bandas: , ,

Cenas: ,

Labels: ,

Regiões: ,